Moradores de uma localidade controlada por russos na região de Kiev, na quinta-feira (10)
Moradores de uma localidade controlada por russos na região de Kiev, na quinta-feira (10)| Foto: EFE

A Rússia solicitou uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para esta sexta-feira (11), para discutir o que classificou como "atividades militares biológicas dos Estados Unidos no território da Ucrânia". O Conselho, que não tinha atividade agendada para este dia, foi convocado extraordinariamente para se reunir às 10h da manhã (12h de Brasília) com esse único item na agenda.

Em sua conta no Twitter, a missão russa na ONU antecipou ter "resultados da análise de documentos relacionados às atividades militares biológicas dos Estados Unidos na Ucrânia", e os apoiaram com uma série de estudos sobre mudanças no comportamento das aves e outros animais daquele país.

A convocação urgente do Conselho ocorre em meio a acusações cruzadas entre Rússia e Estados Unidos sobre o uso de armas biológicas na Ucrânia. Na quinta-feira (10), o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, se referiu às acusações de Moscou e disse que a ONU não tem conhecimento de tal atividade.

No mesmo dia, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, alertou que a Rússia pode estar planejando usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia, sob pretexto de responder à suposta ameaça.