O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne com os vencedores do Prêmio Presidencial 2021, em 25 de março de 2022.
O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne com os vencedores do Prêmio Presidencial 2021, em 25 de março de 2022.| Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / KREMLIN / SPUTNIK

O alto comando do exército da Rússia deu, nesta sexta-feira (25), por praticamente terminada a fase inicial da chamada "operação militar especial" lançada na Ucrânia em 24 de fevereiro.

"No geral, as principais missões da primeira etapa da operação foram cumpridas", afirmou, em entrevista coletiva, o chefe-adjunto do Estado Maior Geral das Forças Armadas russas, o general Sergey Rudskoi. O militar explicou que o potencial de combate das tropas ucranianas "se reduziu consideravelmente", o que permite concentrar esforços no principal objetivo, que é "a libertação do Donbas".

O chefe-adjunto do Estado Maior Geral das Forças Armadas detalhou que, para minimizar as baixas da Rússia e das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, as ações ofensivas são precedidas por um potente bombardeio às instalações do adversário e suas reservas.