Um profissional de saúde prepara uma dose da vacina russa Sputnik V Covid-19, em um centro de vacinação em Moscou em 26 de abril de 2021
Um profissional de saúde prepara uma dose da vacina russa Sputnik V Covid-19, em um centro de vacinação em Moscou em 26 de abril de 2021| Foto: Natalia KOLESNIKOVA/AFP

A Rússia afirmou nesta terça-feira (27) que está pronta para enviar ao Brasil os dados necessários para que a vacina contra Covid-19 Sputnik V possa ser aprovada no país. O comentário foi feito em resposta à decisão da Anvisa de vetar o pedido de importação da vacina russa por estados e municípios A agência brasileira citou, entre outras preocupações, que documentos, como relatórios técnicos sobre a segurança e eficácia da vacina, não foram disponibilizados ao Brasil.

"Os contatos vão continuar, se faltar algum dado, vai ser providenciado, não deve haver dúvida sobre isso", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. O funcionário russo também disse que já há dados suficientes sobre a eficácia da Sputnik V. "A experiência é ótima. Já existem muitos dados que mostram que esta é a vacina mais eficaz e confiável do mundo", afirmou, segundo a agência estatal russa Tass.

De acordo com o Instituto Gamaleya, a Sputnik V foi aprovada em 61 países. A Argentina, por exemplo, é um dos grandes compradores e planeja fabricá-la no país. A União Europeia ainda está avaliando o imunizante e não emitiu um parecer, embora a chanceler alemã, Angela Merkel, tenha dito nesta segunda-feira que os documentos disponibilizados pela Rússia "ainda não são suficientes para aprovação". A Alemanha tem intenção de comprar 30 milhões de doses da Sputnik V, mas aguarda uma decisão do órgão regulador europeu.