Vista da Praça da Independência, no coração de Kiev, nesta terça: capital se tornou cidade fantasma
Vista da Praça da Independência, no coração de Kiev, nesta terça: capital se tornou cidade fantasma| Foto: EFE/ Ignacio Ortega

A Rússia pretende atacar os locais que pertencem aos serviços de segurança e à unidade de operações especiais da Ucrânia, na capital Kiev, segundo o Ministério de Defesa do Kremlin. A informação foi dada pelas agências de notícias russas Tass e RIA, de acordo com publicação do Estadão, nesta terça (1º). Mais cedo, um ataque em Kharkiv atingiu um prédio do governo local, enquanto dezenas de quilômetros de tropas russas avançam perto da capital ucraniana.

A decisão teria como objetivo “suprimir os ataques de informação contra a Rússia”. A orientação dos russos é que a população de Kiev evacue essas áreas. "As instalações tecnológicas do SBU e o 72º centro PSO principal em Kiev serão atingidos com armas de alta precisão. Pedimos aos moradores de Kiev que vivem perto dos locais que deixem suas casas", disse o representante oficial do departamento militar, major-general Igor Konashenkov.

Logo após o aviso para que os ucranianos deixem suas casas, a Rússia bombardeou uma torre de televisão em Kiev.

Segundo o Kremlin, desde o início do conflito, cresceu o número de ataques de informações a instituições governamentais russas, além de mensagens para atacar cidadãos, em locais como escolas, ferrovias e estações. O Ministério da Defesa da Rússia reforçou que não há investida contra alvos civis na Ucrânia.  Porém, o Ministério do Interior ucraniano informou mais de 350 mortes de civis ucranianos, incluindo 14 crianças, do início da invasão até segunda-feira (28).