Veículo militar russo em exercícios militares conjuntos em meio à escalada de tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia
Veículo militar russo em exercícios militares conjuntos em meio à escalada de tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia| Foto: EFE/EPA/BELARUS DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE

A porta-voz do Ministério das Relações russa, Maria Zakharova, afirmou nesta quarta-feira (2) que a Rússia não tem nenhuma intenção de apertar "o botão vermelho nuclear" na guerra contra a Ucrânia. A declaração foi dada após a recente ordem do presidente, Vladimir Putin, de colocar em "regime especial de serviço" as forças nucleares do país.

"Partimos do ponto de que este roteiro apocalíptico não será realizado sob nenhum pretexto e sob nenhuma condição", disse a representante russa à emissora colombiana "W Radio". "Aparentemente, nos confundem com os EUA, mas a Rússia nunca falou" sobre a utilização de armas nucleares.

Putin ordenou em 27 de fevereiro que as forças de contenção russas fossem colocadas em "regime especial de serviço" após "declarações agressivas" dos principais países da Otan devido ao início da "operação militar especial" russa na Ucrânia, que foi condenada pela comunidade internacional.

Segundo a doutrina russa de dissuasão nuclear, aprovada por Putin em 2020, que é de natureza defensiva, o Kremlin se reserva o direito de atacar com armas nucleares em caso de agressão externa ou de ameaça à sobrevivência do Estado. O documento, que inclui os princípios de dissuasão nuclear e as ameaças à segurança da Rússia, que incluiria a Otan, estabelece as condições em que a Rússia recorreria às armas nucleares.