irã venezuela petróleo
Um trabalhador da petrolífera estatal venezuelana PDVSA acena uma bandeira iraniana enquanto o petroleiro de bandeira iraniana Fortune atraca na refinaria El Palito em Puerto Cabello, no estado norte de Carabobo, Venezuela, em 25 de maio de 2020| Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP

Sanções americanas impediram a chegada de dois navios carregados com combustível iraniano à Venezuela, que sofre uma grave escassez de gasolina. A informação é do Wall Street Journal, que publicou uma reportagem nesta quinta-feira (28) após ouvir fontes do governo dos EUA. Contudo, quatro petroleiros iranianos conseguiram chegar ao destino e foram comemorados pelo regime de Nicolás Maduro.

Os oficiais americanos disseram ao jornal que dois navios com bandeira da Libéria e de propriedade de empresas da Grécia, carregados com produtos de petróleo iranianos, interromperam a entrega à Venezuela após a ameaça de sanções. As sanções impediriam que as empresas conseguissem seguro e acesso a bancos internacionais. "Entramos em contato com os proprietários dos navios e eles correm grande risco de ser penalizados", disse um funcionário do governo Trump, que depois afirmou que os navios não estão a caminho da Venezuela.