Nesta foto de arquivo tirada em 20 de fevereiro de 2021, o líder da oposição russa Alexei Navalny está dentro de uma cela de vidro durante uma audiência no tribunal distrital de Babushkinsky, em Moscou.
Nesta foto de arquivo tirada em 20 de fevereiro de 2021, o líder da oposição russa Alexei Navalny está dentro de uma cela de vidro durante uma audiência no tribunal distrital de Babushkinsky, em Moscou.| Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A saúde do opositor de Putin, Alexei Navalny, está se deteriorando enquanto ele cumpre sua pena em uma prisão russa, afirmam seus advogados. Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão na Rússia no mês passado, após ter retornado da Alemanha, onde fora tratado de um envenenamento.

Os advogados de Navalny disseram em um comunicado divulgado na quarta-feira e em uma postagem no Facebook que desde o final da semana passada Navalny está sentindo "fortes dores nas costas", "não consegue ficar em pé" e chegou a desmaiar. “A rápida deterioração de seu estado de saúde levanta nossas preocupações extremas”, afirmam.

O Kremlin nega as acusações e o Serviço Prisional Federal Russo disse nesta quinta-feira (25) que a saúde de Navalny é "satisfatória".