Chrysoula Zacharopoulou assumiu em maio a secretaria de Estado, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores da França.
Chrysoula Zacharopoulou assumiu em maio a secretaria de Estado, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores da França.| Foto: Reprodução Instagram

A secretária de Estado de Desenvolvimento à Francofonia e aos Acordos Internacionais da França, Chrysoula Zacharopoulou, foi acusada por duas pessoas de cometer o crime de estupro, durante a prática da ginecologia em Paris, segundo informaram fontes do Ministério Público à Agência EFE nesta quarta-feira (22).

A primeira denúncia contra a integrante do governo do presidente francês, Emmanuel Macron, foi apresentada em 25 de maio. Dois dias depois, foi aberta apuração liderada pela Brigada de Repressão da Delinquência às Pessoas. "Essas investigações têm como objetivo determinar se os fatos denunciados são suscetíveis de uma qualificação penal", indicaram as fontes do Ministério Público.

A segunda denúncia de estupro foi feita por outra pessoa na última quinta-feira (16). Nos dois casos, a alegação das vítimas é que os crimes teriam sido cometidos por Zacharopoulou, aproveitando-se da posição de ginecologista.

A política franco-grega, de 46 anos, foi deputada no Parlamento Europeu e integra o mesmo partido de Macron. Ela assumiu a secretaria de Estado, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores da França, faz um mês. A ginecologista se tornou conhecida por ter se encarregado de um projeto de tratamento da endometriose, entregue neste ano ao presidente francês.