tumulto filadélfia
Sofá é incendiado por manifestantes na Filadélfia, em 27 de outubro de 2020, durante tumulto contra morte de Walter Wallace, homem negro de 27 anos baleado pela polícia em 26 de outubro de 2020| Foto: GABRIELLA AUDI/AFP

A Filadélfia, na Pensilvânia, registrou nesta terça-feira (27) a segunda noite de saques e protestos violentos após a morte de Walter Wallace Jr., afroamericano de 27 anos que nesta segunda-feira foi baleado pela polícia várias vezes ao recusar-se a largar uma faca durante abordagem policial.

As autoridades locais prometeram investigar o incidente, mas isso não impediu que várias pessoas saíssem às ruas para protestar. Por volta das 22h, a polícia da Filadélfia informou no Twitter que uma multidão de cerca de mil pessoas estava saqueando comércios em uma região da cidade. Um jornalista contou que foi agredido enquanto filmava o saque a uma loja. Móveis foram incendiados nas ruas.

A Casa Branca emitiu um comunicado na quarta-feira classificando os tumultos na Filadélfia como "a mais recente consequência da guerra dos liberais democratas contra a polícia" e colocando-se à disposição das autoridades locais para prestar auxílio federal no controle das multidões. "Todos os incidentes de força letal devem ser investigados completamente. Os fatos devem ser seguidos onde quer que eles levem para garantir resultados justos. Na América, resolvemos conflitos por meio dos tribunais e do sistema de justiça. Não podemos nunca permitir o domínio de desordeiros", disse o comunicado da secretária de imprensa Kayleigh McEnany.