Assessor presidencial russo Vladimir Medinsky falando com a imprensa depois de participar das negociações entre Rússia e Ucrânia, em Belarus
Assessor presidencial russo Vladimir Medinsky falando com a imprensa depois de participar das negociações entre Rússia e Ucrânia, em Belarus| Foto: EFE/EPA/SERGEI KHOLODILIN

A segunda rodada de conversa entre representantes de Rússia e Ucrânia, visando um possível cessar-fogo, está marcada para esta quarta-feira (2). De acordo com nota publicada pelo jornal The New York Times, na tarde desta terça (1), a data foi confirmada pela agência de notícias russa Tass, com base em informações de uma autoridade da Rússia.

Na segunda-feira (28), delegações dos dois países se reuniram em Belarus e, após quase seis horas de debate, não conseguiram chegar a um acordo. Os integrantes da mesa de negociações concordaram em retornar a seus países para consultas, antes de uma nova rodada de conversa.

Após a primeira reunião, o conselheiro presidencial russo Vladimir Medinsky, que esteve presente, disse que foram encontrados “pontos pelos quais é possível prever posições comuns”. Segundo ele, a nova conversa deveria ocorrer também em Belarus. A Ucrânia também afirmou que houve "alguns avanços" no primeiro encontro. “As partes delinearam alguns temas prioritários sobre os quais se vislumbraram alguns avanços", disse o assessor do gabinete presidencial ucraniano, Mikhail Podolyak, em um vídeo divulgado no aplicativo de mensagens Telegram.