Militantes do Talibã se reúnem em praça central após tomar o controle de Kandahar, Afeganistão, 13 de agosto
Militantes do Talibã se reúnem em praça central após tomar o controle de Kandahar, Afeganistão, 13 de agosto| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Com a promessa de moderar o regime linha-dura pelo qual ficou conhecido, insurgentes do Talibã entraram na capital do Afeganistão, Cabul, neste domingo (15) após duas décadas da queda pelas mãos de forças lideradas pelos Estados Unidos. Segundo informações de um funcionário de alto escalão do Ministério do Interior do governo, o presidente do país, Ashraf Ghani, deixou o país rumo ao Tajaquistão.

O avanço dos combatentes foi feito de modo relâmpago e alcançou a capital por “todos os lados”, segundo um alto funcionário do Ministério do Interior afegão. O modo fácil como o Talibã avança no país surpreende o mundo, apesar dos bilhões investidos na formação de forças locais ao longo de décadas.  As informações são da Reuters.

Conhecido por uma prática linha-dura, várias declarações feitas por porta-vozes do grupo têm apontado para uma moderação, negociando com uma rendição pacífica com o governo apoiado pelo Ocidente, como disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em comunicado.