Uso medicional da maconha gera polêmica
Maconha está mais perto de ser legalizada no México| Foto: Unsplash

O Senado do México aprovou nesta quinta-feira (19) um projeto de lei que prevê a legalização da maconha para uso recreativo, industrial e científico e a eliminação da cannabis de sua lista de substâncias psicotrópicas. Foram 82 votos a favor e apenas 18 contra na Câmara Alta. A proposta ainda precisa ser aprovada pelos deputados mexicanos, mas, se entrar em vigor, tornará o México o maior mercado legal de maconha do mundo – atualmente só Canadá e Uruguai legalizaram a droga para uso recreativo em nível federal.

O uso da substância para fins medicinais já foi legalizado no país e em 2018 a Suprema Corte mexicana definiu que o uso recreativo da maconha é permitido. O partido do presidente Andrés Manuel López Obrador, Movimento Regeneração Nacional (Morena, de esquerda), está impulsionando o projeto, mas o líder do país não o apoiou e nem o criticou.

De acordo com o projeto, seria permitido carregar até 28 gramas de maconha e cultivar a planta em casa. A venda para adultos seria permitida em locais autorizados. Dirigir sob o efeito da droga seria ilegal, assim como o uso da maconha por menores de idade. A proposta criaria ainda o Instituto Mexicano para a regulação e Controle da Cannabis.