A presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-CA), e o vice-presidente Mike Pence durante uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 em Washington, DC.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-CA), e o vice-presidente Mike Pence durante uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 em Washington, DC.| Foto: J. Scott Applewhite-Pool/Getty Images/AFP

A sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos para certificação e contagem dos votos dos delegados de cada estado começou com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o presidente do Senado, Mike Pence, lado a lado. A sessão teve início às 15 horas no horário de Brasília.

Após os ritos iniciais, os estados começaram a ser chamados em ordem alfabética e, logo após as confirmações dos votos de Alabama e Alaska, o deputado republicano Paul Gosar apresentou objeções à certificação do Arizona. A objeção foi aplaudida pela maioria dos republicanos presentes.

Pence analisou o documento que estava assinado também por um senador, o republicano Ted Cruz; uma condição necessária para que a objeção seja aceita. Agora ambas as casas terão cerca de 3-4 horas para deliberar separadamente sobre o tema, depois vão se reunir novamente e decidir se os 11 votos de Arizona serão contados para Joe Biden.