Supertufão Hagibis
Supertufão Hagibis| Foto: Reprodução/Joint Typhoon Warning Center

O Supertufão Hagibis estava prestes a recuperar sua intensidade de categoria 5 a partir da terça-feira de manhã, tendo reorganizado seu núcleo, onde são encontrados ventos e chuvas mais fortes.

Entre domingo e segunda-feira os ventos da tempestade aumentaram 160 km/h em apenas 24 horas, uma das taxas de intensificação mais rápidas já observadas na Terra. De acordo com o pesquisador de furacões da Universidade Estadual do Colorado, Philip Klotzbach, a tempestade agora é um supertufão, com ventos máximos sustentados de 250 km/h ou mais, por pelo menos 36 horas - um recorde no Pacífico Norte ocidental nesta temporada.

O Joint Typhoon Warning Center prevê que o Supertufão Hagibis (que significa "velocidade" em filipino) recupere a intensidade da categoria 5 e mantenha-se assim durante a maior parte desta terça, antes de iniciar uma tendência de enfraquecimento lento, à medida que se curva para o noroeste e, eventualmente, para o norte, ameaçando atingir diretamente o Japão neste fim de semana como o equivalente a uma tempestade de categoria 1 ou 2.

A previsão oficial da JTWC alerta que a tempestade pode chegar muito perto da ilha de Honshu, densamente povoada, incluindo Tóquio. No entanto, as previsões de deslocamento do tufão até agora são repletas de incertezas, e o JTWC alerta que suas previsões têm baixa confiança devido a uma grande dispersão nas projeções entre os modelos de computador mais confiáveis.