Hunter Biden, filho do candidado democrata Joe Biden, falando durante a Convenção Nacional Democrata, em 20 de agosto de 2020.
Hunter Biden, filho do candidado democrata Joe Biden, falando durante a Convenção Nacional Democrata, em 20 de agosto de 2020.| Foto: DEMOCRATIC NATIONAL CONVENTION / AFP

O FBI, polícia federal dos EUA, apreendeu um laptop e um disco rígido que supostamente pertencem a Hunter Biden em conexão a uma investigação de lavagem de dinheiro no final de 2019, de acordo com documentos obtidos pela Fox News. Contudo, não está claro se a investigação ainda está aberta, nem se envolve Hunter Biden diretamente.

Uma reportagem do New York Post na semana passada, com base no conteúdo do laptop, apresentou e-mails que sugerem que Hunter Biden pode ter apresentado seu pai, o então vice-presidente Joe Biden, a um consultor ucraniano da Burisma Holdings em 2015. Os documentos foram repassados ao Post por Rudy Giuliani, advogado pessoal do presidente Donald Trump. Segundo a reportagem, eles supostamente foram recuperados de um laptop deixado em uma loja de conserto em Delaware em abril de 2019.

Um oficial sênior do FBI disse à Fox News que os e-mails são "autênticos", embora não haja uma confirmação oficial da agência. O Diretor de Inteligência dos EUA, John Rattcliff e o Departamento de Justiça negaram que os e-mails fazem parte de uma campanha de desinformação russa. Contudo, a campanha de Joe Biden lembrou que a veracidade da história sobre os e-mails está sendo averiguada pelo procurador-geral de Delaware. "Não seria surpreendente que uma investigação de uma ação de desinformação envolvendo Rudy Giuliani e seus auxiliares envolvesse questões sobre lavagem de dinheiro", disse o porta-voz da campanha de Biden, Andrew Bates, à Fox New.