Afegãos conferem uma lista com os nomes das vítimas de um atentado do Talibã no centro de Cabul, em frente a um hospital de uma organização humanitária italiana
Afegãos conferem uma lista com os nomes das vítimas de um atentado do Talibã no centro de Cabul, em frente a um hospital de uma organização humanitária italiana| Foto: WAKIL KOHSAR / AFP

Dezenas de pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas, incluindo pelo menos nove crianças em idade escolar, nesta segunda-feira (1º) em um ataque feito por militantes do Talibã contra uma unidade de defesa no centro de Cabul, disseram autoridades. O Talibã assumiu a responsabilidade pelo atentado, realizado no terceiro dia de uma nova rodada de negociações de paz entre representantes do grupo terrorista e diplomatas dos EUA, no Qatar.

O ataque começou com uma grande explosão detonada por um homem-bomba em um veículo em frente a uma unidade do Ministério da Defesa, localizada em uma área densamente povoada da cidade, a cerca de um quilômetro de distância do palácio presidencial. Em seguida, um grupo de combatentes, incluindo homens-bomba, entrou na unidade, provocando uma batalha de oito horas com policiais e forças de segurança.

Um dos feridos era um estudante que ainda segurava o seu caderno e lápis enquanto era transportado para o hospital, em choque. Vários jornalistas que trabalhavam em um prédio nas redondezas também foram feridos.

O texto foi atualizado com informações sobre o número de mortos e feridos.