Equipes de resgate e da polícia da Turquia vistoriam o local onde um prédio desabou no terremoto que atingiu Elazig, Turquia, em 24 de janeiro de 2020
Equipes de resgate e da polícia da Turquia vistoriam o local onde um prédio desabou no terremoto que atingiu Elazig, Turquia, em 24 de janeiro de 2020| Foto: DHA / AFP

O forte terremoto que atingiu a Turquia nesta sexta-feira (24) deixou pelo menos 15 mortos e mais de 400 feridos, relatou o ministro do Interior, Suleyman Soylu, segundo a agência estatal de notícias Anadolu. A agência para desastres e emergências do país informou que oito pessoas morreram na província de Elazig e seis na província de Malatya. As operações de resgate ainda estão em andamento.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou magnitude de 6,8 para o terremoto, enquanto o Instituto de Pesquisa Sismológica de Istambul disse que sismo mediu 6,5. Diferentes centros de monitoramento de terremotos frequentemente dão estimativas diferentes. A emissora NTV disse que o terremoto foi sentido em várias províncias turcas e registrou pessoas correndo ao ar livre em pânico.

O terremoto aconteceu às 20:55 do horário local (14:55 em Brasília), a 6,7 quilômetros de profundidade, perto da cidade de Sivrice, na província de Elazig, afirmou a Presidência de Gerenciamento de Desastres e Emergências do país, ou Afad. Foi seguido por vários tremores secundários, os mais fortes com magnitudes 5,4 e 5,1.

Mais cedo, Soylu disse à NTV que os socorristas tentavam alcançar os sobreviventes depois que um prédio de quatro ou cinco andares desabou na cidade de Maden, em Elazig. Quatro ou cinco prédios desabaram em Sivrice, onde duas pessoas ficaram feridas, disse ele. O administrador local Cuma Telceken disse que até sete pessoas estão presas dentro de dois prédios desabados em Maden.

A Turquia fica em cima de duas grandes falhas e terremotos são frequentes. Dois terremotos fortes atingiram o noroeste da Turquia em 1999, matando cerca de 18 mil pessoas.