Refinaria de petróleo em Odessa também foi bombardeada pelos russos neste domingo
Refinaria de petróleo em Odessa também foi bombardeada pelos russos neste domingo| Foto: EFE/Manuel Bruque

As tropas da Rússia atacaram neste domingo (3) um aeródromo militar em Vasylkiv, na região de Kiev, e destruíram um centro de aviação e de defesa aérea das Forças Armadas do país, segundo indicou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, por meio de boletim. A prefeita do município, Natalia Balasinovich, afirmou que o ataque aconteceu no início da manhã, com oito mísseis, que atingiram a instalação aérea e depósitos de combustíveis, lubrificantes e armas. A informação é da agência de notícias Unian.

O Centro do Comando Aéreo ucraniano informou, pelo Facebook, que "hoje, o inimigo lançou uma vez mais um ataque com mísseis contra a cidade de Vasylkiv". Alguns dos mísseis foram derrubados pelos sistemas de defesa aérea da Ucrânia, conforme indicou o órgão. A região já havia sido bombardeada por mísseis russos um mês atrás e neste domingo foi severamente danificada, uma vez que "quase todas as instalações foram incendiadas no ataque".

O Centro do Comando Aéreo da Ucrânia apontou que havia um centro de formação e uma escola em processo de reconstrução na localidade.  Segundo dados preliminares de Kiev, diversos funcionários do aeródromo ficaram feridos e foram levados para um hospital local. Um deles está em estado crítico. Os serviços de resgate estão vasculhando os escombros, à procura de sobreviventes.

O porta-voz da Defesa russa também afirmou que as Forças Armadas da Rússia lançaram do ar mísseis de alta precisão e destruíram grandes depósitos de combustíveis em Konstantinovka, na região de Donetsk; na região de Mykolaiv; em Slavuta, no centro da Ucrânia; na região de Rivne, no noroeste; e em Ternopil, no oeste. Além disso, ele afirma que houve ataque contra o aeródromo de Balovnoye, nos arredores de Mykolaiv, com a destruição de um hangar de aviões e um depósito de combustível.

No sábado (2), o exército russo destruiu a refinaria de Kremenchuk, na região central da Ucrânia, que é a maior do país, segundo a agência polonesa de notícias PAP.