Otan descarta envio de tropas
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg: “a Rússia mentiu repetidamente sobre suas intenções, assim como só podemos julgar a Rússia por suas ações, não por suas palavras”.| Foto: Stephanie Lecocq/EFE

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quinta-feira (31) que a Rússia não está retirando as tropas do cerco à Kiev para concentrá-las no Donbass, no leste da Ucrânia, como havia sido anunciado pelo Kremlin, mas sim, estaria "reposicionando" as unidades.

O norueguês reconheceu que a Aliança está ciente das declarações recentes de Moscou de que "reduzirá suas operações militares em torno de Kiev e no norte da Ucrânia". "Mas a Rússia mentiu repetidamente sobre suas intenções, assim como só podemos julgar a Rússia por suas ações, não por suas palavras", garantiu Stoltenberg. "Segundo nossa inteligência, as unidades russas não estão se retirando, mas sim se reposicionando".

Ele ainda indicou que Moscou "está tentando reagrupar, reabastecer e reforçar a ofensiva na região do Donbass". "Ao mesmo tempo, a Rússia mantém pressão sobre Kiev e outras cidades, assim, podemos esperar ações ofensivas adicionais, que gerarão, inclusive, mais sofrimento. A Rússia deve terminar essa guerra sem sentido, retirar as tropas e se envolver em conversações de boa fé", disse.