Guerra na Ucrânia
As forças russas já estão operacionais perto de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, mas ainda não entraram, diz governo ucraniano.| Foto: EFE

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi informada nesta segunda-feira (28) por autoridades ucranianas que tropas russas estão perto da usina nuclear de Zaporizhia, a maior do país, e advertiu novamente que as ações militares que representam um risco para a segurança devem ser evitadas. As forças russas já estão operacionais perto de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, mas ainda não entraram, disse a AIEA em comunicado, referindo-se a informações fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores ucraniano. A Ucrânia informou à agência atômica da ONU que os seus 15 reatores em quatro locais continuam funcionando de forma segura.

O diretor da AIEA, o argentino Rafael Grossi, afirmou que acompanha com grande preocupação o "possível impacto" do ataque russo à segurança das usinas nucleares da Ucrânia e frisou que é muito importante que estas instalações não sejam colocadas em risco. "Um acidente nas instalações nucleares da Ucrânia poderia ter graves consequências para a saúde pública e o meio ambiente", advertiu. As forças russas ocuparam na semana passada a antiga central de Chernobyl, onde o acidente mais grave da história da indústria nuclear ocorreu em 1986. A AIEA afirma que, segundo dados do órgão regulador nuclear da Ucrânia, os níveis de radioatividade na central estão baixos.