O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau em coletiva de imprensa em 18 de julho de 2019, em Montrteal
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau em coletiva de imprensa em 18 de julho de 2019, em Montrteal| Foto: Sebastien St-Jean / AFP

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, violou leis de conflito de interesse e ética quando tentou pressionar o ex-procurador-geral do país a fechar um acordo com uma construtora de sua província natal para evitar um caso criminal, afirmou um organismo de controle ético nesta quarta-feira (14). Em um relatório de 63 páginas, o comissário de Ética Mario Dion detalhou uma série de intervenções "perturbadoras" por parte de Trudeau e membros de seu gabinete que, segundo ele, violaram as leis que proíbem os funcionários públicos de usar suas posições para influenciar a decisão de outra pessoa para "indevidamente" promover os interesses de um terceiro.

Embora a decisão não tenha pena direta para Trudeau, ela foi divulgada cerca de dois meses antes da eleição federal em outubro. As pesquisas eleitorais mostram que os liberais de Trudeau e os conservadores da oposição estão em uma disputa acirrada. O caso também marca um grande revés político para Trudeau, que, apesar de ter feito campanha em 2015 com a promessa de manter um governo para além de qualquer reprovação, é o primeiro mandatário que foi descoberto violando as leis de ética por duas vezes.