O presidente dos EUA, Donald Trump (WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump (WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)| Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está determinado em fazer as escolas do país retomarem as atividades presenciais o quanto antes. Nesta quarta-feira (8), ele ameaçou segurar o financiamento federal destinado aos distritos escolares se as instituições de ensino não reabrirem no outono, que começa em setembro no Hemisfério Norte. Os EUA chegaram à marca de 3 milhões de infectados pelo novo coronavírus. As mortes em decorrência da doença ultrapassam 130 mil.

Após a manifestação de Trump, o vice-presidente, Mike Pence, anunciou que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças vão emitir, na próxima semana, novas orientações em relação às escolas. Segundo Pence, as diretrizes têm como objetivo manter os alunos seguros. Ressaltou, entretanto, que o presidente “disse hoje que não queremos que as orientações sejam muito duras”.

Na terça-feira (7), Trump já havia afirmado que pressionaria os governadores e demais autoridades para abrir as escolas a partir de setembro. Durante evento sobre o assunto, ele disse que "todos querem isso". Algumas associações de professores e de pais e responsáveis, porém, têm se mostrado resistentes à ideia, diante dos riscos da disseminação da Covid-19. Para Trump, a resistência de alguns acontece por motivações políticas. "Sem chance, agora colocaremos muita pressão sobre os governadores e todos os outros para abrir as escolas", prometeu.