O presidente dos EUA, Donald Trump (Imagem: Sarah Silbiger/Getty Images/AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump (Imagem: Sarah Silbiger/Getty Images/AFP)| Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (3) que teve uma “conversa muito boa” com o líder do Talibã. Há alguns dias, os EUA assinaram com o grupo um acordo que prevê a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, no país há mais de 18 anos, nos próximos 14 meses.

“O relacionamento que tenho com o mulá [Abdul Ghani Baradar] é muito bom. Nós tivemos uma longa conversa hoje e, vocês sabem, eles querem cessar a violência”, disse o presidente dos EUA à imprensa. Quando perguntaram a Trump se essa teria sido sua primeira conversa com o líder do movimento fundamentalista islâmico, o republicano afirmou que “eu não quero dizer isso”.

O Talibã divulgou um comunicado informando que a conversa telefônica ocorreu por volta das 9h30 (horário de Washington) e durou cerca de 35 minutos. Segundo o grupo, a conversa foi sobre como ambas as partes colocarão em prática o acordo firmado no fim de fevereiro. Caso os EUA honrem o combinado, a tendência é que o país e o Talibã tenham “relações bilaterais positivas”, trouxe o comunicado.