Manifestantes com bandeira Mapuche em protesto em Santiago, Chile, 28 de outubro de 2019
Manifestantes com bandeira Mapuche em protesto em Santiago, Chile, 28 de outubro de 2019| Foto: Martin BERNETTI / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para o presidente do Chile, Sebastián Piñera, na quinta-feira (30) para "expressar apoio" à decisão de cancelar a conferência do clima da ONU e a cúpula comercial da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em meio aos protestos no país, disse Judd Deere, porta-voz da Casa Branca.

"Os Estados Unidos estão com o Chile, um importante aliado, em seu esforço para restaurar pacificamente a ordem nacional. O presidente Trump denunciou os esforços estrangeiros para minar as instituições, a democracia ou a sociedade do Chile", afirmou Deere pelo Twitter, sem identificar as nações que estariam interferindo no país latino-americano.

Uma autoridade do Departamento de Estado americano falou nesta quinta-feira à agência AFP, sob condição de anonimato, e acusou a Rússia de aproveitar o debate no Chile e "distorcê-lo por meio do uso e abuso das redes sociais".

Na semana passada, o encarregado do Departamento do Estado para a América Latina, Michael Kozak, disse em entrevista à agência de notícias Efe que os EUA identificaram "contas falsas", procedentes da Rússia que buscavam semear discórdia nas redes sociais.