Coluna de fumaça é avistada após bombardeio da Turquia na cidade de Ras al-Ain, Síria, 9 de outubro de 2019
Coluna de fumaça é avistada após bombardeio da Turquia na cidade de Ras al-Ain, Síria, 9 de outubro de 2019| Foto: Delil SOULEIMAN / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu nesta quarta-feira (9) como uma "má ideia" a ofensiva lançada pela Turquia no nordeste da Síria contra combatentes curdos. Pela manhã, caças bombardearam posições curdas e tanques realizaram incursões na fronteira. Ao menos sete civis morreram, segundo levantamento de ONGs que monitoram o conflito na Síria.

"Esta manhã, a Turquia, membro da Otan, invadiu a Síria. Os Estados Unidos não apoiam esse ataque", disse Trump em um breve comunicado, três dias depois de anunciar a retirada das forças armadas dos EUA do norte da Síria.

O presidente americano também pressionou o líder turco, Recep Erdogan, a evitar que a operação beneficie indiretamente combatentes do Estado Islâmico na Síria. "A Turquia é responsável por garantir que todos os combatentes do grupo do Estado Islâmico (IS) detidos permaneçam na prisão e que o EI não volte a se organizar de forma alguma", disse Trump.