portland tumultos
Polícia federal enfrenta manifestantes em frente ao tribunal federal Mark O. Hatfield, no centro de Portland, EUA| Foto: Spencer Platt / Getty Images / AFP

O presidente Donald Trump decidiu enviar mais 100 agentes federais para Portland, no Estado do Oregon, para conter a onda de tumultos que tomou conta da cidade. Segundo o jornal Washington Post, o Departamento de Segurança Interna estuda ainda mandar outros 50 homens da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), que reforçariam o contingente que já está no local protegendo as propriedades federais.

Na semana passada, Trump anunciou o envio de agentes federais para Chicago e Albuquerque, no Novo México, e ameaçou intervir em outras metrópoles, todas governadas por prefeitos democratas. "Não vamos deixar que Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit e Baltimore, sobretudo Oakland, sejam um desastre. Não vamos deixar que isso aconteça no nosso país", afirmou o presidente.

No fim de semana, houve violência em Seattle, e um homem que carregava um fuzil AK-47 morreu baleado em Austin, no Texas. Em Portland, os tumultos ocorrem durante a noite, e alguns se arrastam até o amanhecer. Na sede do Tribunal de Justiça estão 114 agentes federais, que chegaram em meados de julho. Não há informações sobre quantos voltariam para casa após a chegada do reforço.