Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e presidente dos EUA, Donald Trump| Foto: ludovic MARIN e SAUL LOEB/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (24) que autorizou a liberação da transcrição completa de sua ligação telefônica com o presidente ucraniano,Volodymyr Zelensky, em 25 de julho, na qual ele alegou ter comentado sobre uma investigação do ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, Hunter Biden.

"Autorizei para a amanhã a divulgação da transcrição completa, totalmente desclassificada e não reduzida da minha conversa telefônica com o presidente Zelensky, da Ucrânia", tuitou Trump. "Você verá que foi uma ligação muito amigável e totalmente apropriada. Sem pressão e, ao contrário de Joe Biden e seu filho, NÃO houve quid pro quo (toma-lá-dá-cá)! Isso nada mais é do que uma continuação da mais destrutiva caça às bruxas de todos os tempos!"

A decisão de Trump de divulgar a transcrição segue quase uma semana de especulação sobre o que ele pediu especificamente durante uma ligação que um oficial de inteligência considerou tão problemático que registrou uma queixa oficial. O caso suscitou pedidos de impeachment de Trump por parte de deputados democratas. Entenda mais aqui.