Nesta foto de arquivo tirada em 22 de maio de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante a “Cerimônia de Rolar para Lembrar: Honrando os Veteranos de Nossa Nação e o POW / MIA” do Truman Balcony na Casa Branca em Washington, DC. – O presidente Donald Trump, em 24 de maio de 2020, suspendeu as viagens do Brasil, que emergiu como um novo ponto importante na pandemia de coronavírus, disse a Casa Branca.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a responsabilizar a China por não ter contido o coronavírus no início do surto.| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a responsabilizar a China por não ter contido o coronavírus no início do surto. O comentário foi feito em publicação no Twitter com ataque a adversários políticos, entre eles a presidente da Câmara dos Representantes americana, a democrata Nancy Pelosi.

O republicano caracterizou sua resposta à pandemia como "rápida" e disse que tomou as "decisões certas". "Se eu não tivesse feito meu trabalho bem, e cedo, teríamos perdido de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas, em oposição aos mais de 100.000 que parece ser o número (final)", destacou.

Trump acrescentou ainda que fechou as fronteiras para viajantes chineses "muito cedo". "Uma pessoa perdida por esse vírus invisível é demais, (o vírus) deveria ter sido interrompido em sua origem, China", afirmou.