trump interesse em comprar a Groenlândia
Presidente Donald Trump pediu a seus assessores para sondar se é possível comprar a Groenlândia| Foto: Linda Kastrup/Ritzau Scanpix/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou interesse em comprar a ilha coberta de gelo da Groenlândia, pertencente à Dinamarca, e pediu que seus principais assessores investigassem as possibilidades, segundo disseram ao Wall Street Journal duas pessoas com conhecimento direto das ordens, que não quiseram se identificar.

O pedido presidencial deixou seus assessores desconcertados. Alguns continuam acreditando que não se trata de um assunto importante e estão a espera de mais orientações antes de decidir sobre a seriedade do pedido. Entre as coisas que foram discutidas é se a compra é mesmo legal, qual seria o processo para adquirir uma ilha que tem seu próprio governo e população, e de onde viria o dinheiro para comprá-la. Nesta sexta-feira (16), o ministro das Relações Exteriores da Groenlândia disse que a ilha não está à venda.

De acordo com o World Factbook da CIA, a Groenlândia tem 2,2 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 1,7 milhões são cobertos por gelo. Possui recursos naturais consideráveis, como carvão e urânio, mas apenas 0,6% da terra é usada para a agricultura. Tem cerca de 58 mil habitantes, o que faz dela um dos menores países do mundo em população.