Deputadas Ilhan Omar, nascida na Somália, e Rashida Tlaib, filha de imigrantes palestinos se defenderam no Twitter
Deputadas Ilhan Omar, nascida na Somália, e Rashida Tlaib, filha de imigrantes palestinos se defenderam no Twitter| Foto: SAUL LOEB/AFP

Em sua conta no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu às congressistas "progressistas" do Partido Democrata, originadas de países com governos que são "uma completa e total catástrofe", que voltem para ajudar a consertar "os lugares totalmente quebrados e infestados com crime de onde vieram". Sem nomear especificamente qualquer deputada ou senadora Democrata, Trump afirma que as congressistas poderiam solucionar os problemas em seus países de origem, voltar e dizer aos americanos como fizeram. "Estes lugares precisam muito de sua ajuda. Tenho certeza que Nancy Pelosi (presidente da Câmara) ficaria muito feliz em rapidamente tomar as providências para viagens grátis".

A reação democrata veio na sequência. A deputada Ilhan Omar, nascida na Somália, disse que o presidente está "alimentando o nacionalismo branco porque está com raiva que pessoas como nós estão servindo ao Congresso e lutando contra sua agenda cheia de ódio". Pelosi disse que os comentários do presidente são xenófobos e têm o objetivo de dividir o país. E o candidato das primárias democratas Bernie Sanders disse que quando chama Trump de "racista" é a comentários como esses aos quais ele se refere.