O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.| Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que as eleições gerais do país, marcadas para 3 de novembro, sejam adiadas. Ele argumentou que se a votação por correio for adotada de maneira universal, a eleição de 2020 "será a mais imprecisa e fraudulenta da história" dos EUA. "Será uma grande vergonha para os EUA. Adiar a eleição até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida ???", tuitou Trump na manhã desta quinta-feira (30).

Para que haja um adiamento das eleições é preciso aprovação do Congresso. Os democratas que controlam a Câmara dos Deputados já estão se posicionando contra a ideia e criticaram Trump por aventar a possibilidade em um momento de notícias ruins para a economia americana. "Trump pode tuitar tudo o que quiser, mas a realidade é que ele não pode adiar a eleição. Em novembro, os eleitores o responsabilizarão por seus fracassos que levaram a consequências catastróficas para o povo americano", disse Lily Adams, porta-voz do Comitê Democrata Nacional.

Um funcionário do governo Trump disse à Fox News que "o presidente está simplesmente levantando uma questão, enquanto os democratas estão propondo um sistema inteiramente novo (de votação massiva por correspondência) que resultará em enormes atrasos nos resultados das eleições".

Leia também: Entenda o voto por correio nos EUA e por que ele divide republicanos e democratas