Bolívia
Manifestantes participam de uma marcha convocada por comitês civis para protestar contra os resultados das eleições, em Santa Cruz.| Foto: DANIEL WALKER/AFP

Após uma suspeita de “fraude” nas eleições presidenciais realizadas em 20 de outubro, a oposição boliviana foi às ruas protestar contra o resultado, pedindo um segundo turno, mas o Tribunal Supremo Eleitoral boliviano garantiu nesta quarta-feira (30) que a eleição de Evo Morales será “respeitada”.  O representante do Movimento ao Socialismo (MAS) obteve 47,07% dos votos e o segundo colocado, Carlos Mesa, ficou com 36,52.

"Os resultados das eleições são sagrados e serão respeitados, porque é a vontade popular soberana", disse o representante do TSE, Idelfonso Mamani. Segundo ele, os resultados foram verificados e "não há possibilidade nenhuma de erro". De acordo com a presidente do Tribunal, María Eugenia Choque, “o fantasma da fraude não existia” e houve uma demora para responder as alegações de irregularidades porque foi necessário justificar cada situação.