Combatentes sírios apoiados pela Turquia se reúnem na vila de Akcakale, na Turquia, na fronteira com a Síria, 11 de outubro de 2019
Combatentes sírios apoiados pela Turquia se reúnem na vila de Akcakale, na Turquia, na fronteira com a Síria, 11 de outubro de 2019| Foto: Bakr ALKASEM / AFP

A Turquia fez disparos de artilharia contra tropas americanas na região da cidade de Kobani, na Síria, na noite desta sexta-feira (11), informou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A explosão teria ocorrido a poucas centenas de metros de um posto fora da zona do "Mecanismo de Segurança", em uma área "em que a presença de tropas americanas é conhecida pelos turcos", disse o comunicado divulgado pelo Pentágono. Não houve feridos e as forças americanas ainda não se retiraram de Kobani.

"Os EUA continuam se opondo à ação militar turca para a Síria e, especialmente, se opõe às operações turcas força da zona do Mecanismo de Segurança e em áreas onde a Turquia sabe que as forças americanas estão presentes", diz o comunicado do Pentágono, que também exige que a Turquia evite ações que possam resultar em "ação defensiva imediata".