Manifestações artísticas ao redor do mundo, como esta pintura de Zelensky, feita pelo urbano Tvboy, em Barcelona, pedem o fim da guerra
Manifestações artísticas ao redor do mundo, como esta pintura de Zelensky, feita pelo urbano Tvboy, em Barcelona, pedem o fim da guerra| Foto: EFE/Andreu Dalmau

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, declarou neste domingo (20) que Rússia e Ucrânia avançaram nas negociações e estão "perto de um acordo". O país mantém laços com as duas nações em guerra e vem se posicionando como mediador do conflito.

"Claro que não é fácil chegar a um acordo quando há uma guerra em curso, quando civis estão sendo mortos, mas nós gostaríamos de dizer que há avanços. Vemos que as partes estão perto de um acordo", afirmou o chanceler turco, que visitou Rússia e Ucrânia na última semana. As informações são da agência France-Presse.

Em contato com as delegações russa e ucraniana que negociam um possível fim da guerra, Cavusoglu preferiu não detalhar o teor das conversas entre os países, para manter “um papel honesto de mediador e facilitador". Ele declarou, ainda, que a Turquia está preparada para uma reunião entre os presidentes de Rússia e Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenzky, tem insistido por negociações de paz “sem demora”. Em entrevista exclusiva à CNN neste domingo, ele disse estar pronto para uma conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, mas alertou que qualquer falha em uma negociação dessas pode resultar na “terceira Guerra Mundial”.