trump covid
O presidente dos EUA, Donald Trump, remove sua máscara ao retornar à Casa Branca em 5 de outubro de 2020| Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP

O Twitter escondeu uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social nesta terça-feira. O republicano escreveu que a temporada de gripe está chegando e que, apesar de existir vacina contra a doença, muitas pessoas acabam morrendo todos os anos, "às vezes mais de 100 mil", segundo o presidente. E então, ele provocou: "Vamos fechar o nosso país [por causa da temporada de gripe]?". E respondeu: "Não, aprendemos a conviver com isso, assim como estamos aprendendo a conviver com a Covid-19, que na maioria das populações é muito menos letal!".

Ao esconder a mensagem, o Twitter explica que a publicação "violou as regras da empresa sobre a divulgação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19". Contudo, o Twitter não excluiu a postagem por considerar ser do interesse público que ela permaneça acessível. A rede social também anexou um link para uma página do Twitter com informações sobre onde encontrar informações confiáveis sobre a Covid-19. O Facebook, por sua vez, decidiu excluir a mesma postagem feita pelo perfil de Trump em seu site.

De acordo com estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o vírus influenza, que causa a gripe, foi associado à morte de 22 mil pessoas nos Estados Unidos durante a temporada de gripe de 2019-2020. A Covid-19 já matou mais de 210 mil americanos desde fevereiro. Trump ficou internado no Centro Médico Walter Reed por 3 dias por causa da Covid-19. Mesmo após ter tido sintomas como febre e nível de oxigenação abaixo do normal, Trump voltou a minimizar a pandemia.