Ucrânia denuncia ataque russo ao corredor humanitário
Ucrânia denuncia ataque russo ao corredor humanitário| Foto: EFE

As Forças de Operação Conjunta da Ucrânia denunciaram que as tropas russas impediram nesta terça-feira (8) a evacuação da população civil da cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país, por onde trafegavam diversos ônibus e caminhões com ajuda humanitária.

“Os invasores não deixaram sair da cidade as crianças, mulheres e idosos", diz o comunicado publicado no Facebook. Ainda segundo as Forças de Operação Conjunta ucranianas, os russos iniciaram o ataque "exatamente na direção do corredor humanitário". "Não é outra coisa, senão o genocídio da população da Ucrânia", afirma a publicação.

Pouco antes, a prefeitura de Mariupol divulgou, através do Telegram, que a ajuda humanitária estava vindo de Zaporizhzhia para a cidade. A mensagem foi acompanhada de um vídeo em que aparecem ônibus amarelos e a foto de um caminhão de transporte.

A cidade está totalmente bloqueada pelas forças russas há mais de uma semana. O prefeito, Vadim Boychenko, afirmou em várias ocasiões que Mariupol estava à beira de uma catástrofe humanitária, sem luz e calefação, devido aos constantes bombardeios do exército russo.