O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky.
O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky.| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobreviveu a três tentativas de assassinato na semana passada. Foi o que disse o jornal britânico The Times nesta sexta-feira (04). As tentativas teriam vindo de grupos diferentes, relacionados ao Kremlin e a forças especiais chechenas.

O grupo Wagner, composto por mercenários respaldados pelo regime de Moscou e pelas forças paramilitares especiais da Chechênia, seriam os pivôs das tentativas de homicídios, que foram abortadas por agentes contrários à guerra dentro do próprio Serviço de Segurança Federal russo (FSB).

De acordo com agentes de segurança do país, uma equipe de assassinos chechenos havia sido “eliminada”, antes de chegar ao chefe de Estado. Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança de Defesa Nacional ucraniana, revelou à emissoras locais de televisão que espiões russos os alertaram sobre planos de assassinato.

Segundo o Times,  participantes do Wagner sofreram perdas em Kiev e ficaram impressionados sobre como os ucranianos conseguiram antecipar os movimentos de ataque ao presidente Zelensky.