Turquia invade Síria
Combatentes sírios, apoiados pela Turquia, disparam durante confrontos na cidade fronteiriça de Ras al-Ain em 13 de outubro de 2019| Foto: Nazeer Al-khatib/AFP

Ministros das Relações Exteriores de todos os 28 países membros da União Europeia concordaram, por unanimidade, em parar de vender armas para a Turquia, a primeira vez que o bloco chegou a essa decisão sobre um aliado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de acordo com o New York Times. Alemanha, França e Holanda já cortaram exportações de armas a Ancara.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian pediu "um posicionamento forte sobre a exportação de armas à Turquia" e apelou aos Estados Unidos por uma ação internacional contra o Estado Islâmico, em meio a preocupações de que a ofensiva turca possa fortalecer o grupo terrorista. O chanceler da Holanda, Stef Blok, por sua vez, alertou que "é contra a lei internacional invadir um país vizinho".

Os comentários foram feitos nesta segunda-feira (14) durante encontro de ministros de Relações Exteriores da UE, em Luxemburgo. Na última quarta-feira (9), o governo da Turquia iniciou uma operação militar no norte da Síria contra os curdos, aliados dos EUA, após o presidente americano, Donald Trump, determinar a retirada imediata de suas tropas na região.