Militar ucraniano vigia vila de Katerynivka.
Militar ucraniano vigia vila de Katerynivka.| Foto: EFE/EPA/ZURAB KURTSIKIDZE

A União Europeia (UE) anunciou nesta sexta-feira (11) que vai dobrar para 1 bilhão de euros os gastos com equipamentos militares para apoiar a Ucrânia. A proposta, feita pelo alto representante para Assuntos Estrangeiros do bloco, Josep Borrell, foi aprovada em uma cúpula informal dos chefes de Estado e de governo da UE em Versalhes, na França.

A guerra na Ucrânia fez com que pela primeira vez a UE ativasse seu Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF), inicialmente dotado de 500 milhões de euros, para comprar equipamentos militares para apoiar a Ucrânia. Esta decisão, que ainda tem que ser formalmente aprovada pela UE, "torna possível ir ainda mais longe nesta perspectiva", conforme destacou o presidente da França, Emmanuel Macron, em entrevista coletiva.

Ele afirmou que "países que até agora tinham uma postura neutra, como a Suécia, decidiram participar deste apoio à Ucrânia". Ao chegar ao segundo dia desta cúpula, Borrell disse a jornalistas estar confiante sobre a aprovação da nova ajuda. "Todos estão plenamente conscientes de que temos que aumentar nosso apoio militar à Ucrânia e aumentar a pressão sobre a Rússia", declarou.