Venezuela: urnas utilizadas no sistema eleitoral são queimadas em incêndio
| Foto: AFP

Grande parte das urnas utilizadas no sistema eleitoral da Venezuela foram queimadas em um incêndio em uma instalação do órgão eleitoral do país.

“Foram queimadas 49.408 máquinas de votação, 22.434 inversores de corrente, 127 mil cédulas eletrônicas e 49.323 sistemas de autenticação integrados”, afirmou  Tibisay Lucena, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em comunicado à imprensa.

O incêndio ocorreu no último sábado (7) em um galpão do CNE em Filas de Mariche, próximo a uma das maiores favelas da América Latina. “Em menos de 30 minutos o fogo estava praticamente em todo o galpão”, disse Lucena, que reforçou que cerca de 60 pessoas, incluindo policiais e bombeiros, trabalharam para conter as chamas.

Lucena afirmou ainda que o órgão possui a estrutura para superar “qualquer adversidade” e reforçou que as eleições parlamentares no país, previstas para este ano, não estão ameaçadas.

Um grupo identificado como Frente Patriota da Venezuela assumiu a responsabilidade pelo incêndio em um vídeo divulgado nas redes sociais – autoridades venezuelanas, porém, ainda não se pronunciaram sobre o material.