Profissional de saúde prepara dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Cidade do Panamá (Panamá), 21 de julho
Profissional de saúde prepara dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Cidade do Panamá (Panamá), 21 de julho| Foto: EFE/ Bienvenido Velasco

O Uruguai aprovou a aplicação de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 em pessoas inoculadas com Coronavac, desta vez com o imunizante da Pfizer, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira pelo Ministério de Saúde Pública (MSP).

Segundo o MSP, a decisão vinha sendo estudada há várias semanas e foi tomada seguindo a recomendação da Comissão Nacional de Assessoria de Vacinas e o grupo criado com a finalidade de combater a pandemia do coronavírus.

A terceira dose será administrada de forma escalonada, e os inoculados devem ter tido um mínimo de 90 dias entre a segunda dose de Coronavac e a nova dose com a vacina da Pfizer. Será preciso fazer uma nova marcação pela internet ou pelo telefone, como aconteceu para receber as duas primeiras injeções, mas a agenda ainda não foi aberta.

De acordo com o aplicativo móvel CoronavirusUy, até esta tarde 2.553.018 pessoas haviam recebido ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, ou 72,06% da população, enquanto 2.184.123 (61,65%) completaram o processo de imunização com duas injeções. Desde o começo da pandemia, o país vizinho relatou 380.793 casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, dos quais 2.404 estão ativos, e 5.941 mortes.