O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em entrevista coletiva em Montevidéu, 7 de setembro. O governo uruguaio avança negociações para fechar acordo comercial com a China
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em entrevista coletiva em Montevidéu, 7 de setembro. O governo uruguaio avança negociações para fechar acordo comercial com a China| Foto: EFE/Raúl Martínez

Após anunciar avanços em direção a um acordo comercial com a China, o governo do Uruguai disse na quarta-feira (8) que pretende incluir todos os países do Mercosul nas negociações para um Tratado de Livre Comércio com o país asiático.

O anúncio do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, em julho, sobre o início das negociações para um acordo comercial fora do Mercosul, gerou discordância entre os membros do bloco, principalmente da Argentina.

Em entrevista coletiva na quarta-feira em Montevidéu, o secretário da Presidência do Uruguai, Álvaro Delgado, argumentou que a oportunidade "não será apenas para o Uruguai". "Que o Uruguai seja porta de entrada do Mercosul (na China). Esse é o objetivo final e talvez o mais importante", afirmou Delgado.

O ministro de Desenvolvimento Produtivo da Argentina, Matías Kulfas, criticou as ações uruguaias. "O Uruguai pode fazer um acordo bilateral com a China fora do Mercosul ou pode continuar no Mercosul. A normativa do Mercosul é muito clara: os acordos são feitos em bloco, não de maneira bilateral", afirmou Kulfas.