vacina astrazeneca
Caixa com doses da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em um refrigerador de um centro de vacinação no Reino Unido| Foto: Andrew Matthews / POOL / AFP

A vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford é "segura e eficaz" e não está associada a um maior risco de formação de coágulos sanguíneos, disse a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (18), depois de analisar 25 casos de possíveis efeitos colaterais graves, os quais fizeram com que 13 países europeus, inclusive Alemanha, França e Itália, suspendessem temporariamente a aplicação do imunizante em seus cidadãos.

"O comitê chegou a uma conclusão científica clara: esta é uma vacina segura e eficaz", disse Emer Cooke, diretora da EMA, em entrevista coletiva. "Seus benefícios para proteger as pessoas da Covid-19 com os riscos associados de morte e hospitalização superam os possíveis efeitos colaterais... O comitê também concluiu que a vacina não está associada a um risco geral aumentado de eventos tromboembólicos ou coágulos sanguíneos", completou.

Sabine Straus, presidente do comitê de segurança de vacinas da agência, disse que, embora uma relação causal entre a vacina e a formação de coágulos ainda não possa ser determinada ou completamente excluída, esses eventos foram extremamente raros entre cerca de 20 milhões de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 com doses da AstraZeneca. A especialista ressaltou, porém, que ainda há algumas incertezas quanto à vacina da AstraZeneca, relacionadas a casos raros de coágulos sanguíneos em pacientes com baixos níveis de plaquetas no sangue.