vacina oxford/astrazeneca
Uma enfermeira prepara uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford Covid-19 no hospital Edouard Herriot em 6 de fevereiro de 2021 em Lyon, na França| Foto: OLIVIER CHASSIGNOLE / POOL / AFP

A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Oxford e AstraZeneca parece não oferecer proteção contra casos leves e moderados da variante 501Y.V2 do novo coronavírus, dominante na África do Sul. Esta é a conclusão de um estudo preliminar liderado pela Universidade de Witwatersrand da África do Sul, que deve ser divulgado na segunda-feira (8). A informação foi adiantada pelo jornal Financial Times, que teve acesso ao documento. Cabe salientar que o estudo envolveu apenas 2.026 pacientes e ainda não foi revisado por pares. Nenhum dos participantes precisou ser internado ou morreu, mas a eficácia contra Covid-19 grave, hospitalizações e mortes não foi ainda determinada. A AstraZenca e a Oxford não comentaram o estudo.

A eficácia das vacinas da Johnson & Jonhson e da Novavax contra esta variante também é menor, mas os imunizantes oferecem proteção completa para casos mais graves da Covid-19, de acordo com estudos dos próprias farmacêuticas.