Governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló
Administração do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, é colocada em xeque após uma semana de escândalos| Foto: Eduardo Martínez/Reprodução/Wikipedia

O governo de Porto Rico sofreu um novo golpe no fim de semana, após a publicação de 889 páginas de conversas mantidas por membros da administração, inclusive o governador Ricardo Rosselló, em um chat privado no Telegram. As mensagens, publicadas pelo Centro de Jornalismo Investigativo e vindas de uma fonte anônima, mostram comentários inapropriados, grosseiros e misóginos, além de piadas sobre jornalistas, políticos adversários e ativistas. Segundo o Yahoo News, eles chegaram a fantasiar abertamente sobre o assassinato da prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz.

No fim de semana, os principais aliados se distanciaram de Rossello, lançando dúvidas sobre sua capacidade de construir apoio suficiente para permanecer no cargo até as eleições do ano que vem. O escândalo se soma ao caso de corrupção que abalou o governo na semana passada, quando dois ex-integrantes seniores da administração foram presos e acusados de fraudes por uso indevido de contratos.