Quase toda a poopulação do Equador eve suas informações pessoais expostas em vazamento na internet
Quase toda a poopulação do Equador teve suas informações pessoais expostas em vazamento na internet| Foto: Isabella Mayer de Moura/Gazeta do Povo

Mais de 20 milhões de pessoas do Equador, inclusive 7 milhões de menores, tiveram suas informações sensíveis expostas em um gigantesco vazamento de dados nacional. O número de afetados é maior que a população do país, de 16,5 milhões, por conter dados de falecidos. A revelação foi feita pela empresa de segurança na internet vpnMentor em um relatório divulgado nesta segunda-feira (16). Não se sabe, porém, quantos equatorianos vivos foram atingidos.

De acordo com a vpnMentor, a violação foi encontrada em um servidor não seguro em Miami, que parecia pertencer à empresa equatoriana de consultoria e análise Novaestrat. Segundo a CNN, foram expostos dados como nomes completos, data e local de nascimento, endereço residencial e de e-mail, números de identificação nacional e números de contribuintes, informações sobre emprego, informações financeiras, entre outras. Até mesmo o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, teve suas informações expostas. "O banco de dados agora está fechado, mas as informações já podem estar nas mãos de terceiros maliciosos", diz a vpnMentor.