diosdado cabello
Presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela (ANC), Diosdado Cabello| Foto: FEDERICO PARRA/AFP

Um dos homens mais importantes do chavismo, Diosdado Cabello, revelou nesta quinta-feira (9) que está com Covid-19. Seu programa na TV estatal havia sido cancelado na quarta-feira, levando a especulações sobre seu estado de saúde, que posteriormente foram confirmadas por ele.

"Caros companheiros e companheiras, cumpro com informar que, depois de ter sido submetido aos testes correspondentes, meu resultado deu positivo para Covid-19. Desde já me encontro isolado, cumprindo o tratamento indicado", tuitou Cabello, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que também é vice-presidente do principal partido da Venezuela, o Partido Socialista Unidos de Venezuela (PSUV). O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, respondeu à notícia dizendo durante entrevista em uma rádio que presta solidariedade a Cabello e à família dele. Outro chavista diagnosticado com o novo coronavírus foi Omar Prieto, governador do estado de Zulia, um dos mais afetados pela pandemia.

No início deste mês, a Venezuela adotou uma quarentena mais restritiva para tentar conter o avanço do novo vírus. Até esta quinta-feira foram registrados pelo regime 8 mil casos e 75 mortos, embora a oposição defenda que haja manipulação e subnotificação dos dados da pandemia no país.