Refinaria de petróleo no lago de Maracaibo, na Venezuela, 2 de maio de 2018. A produção de petróleo no país caiu aos níveis mais baixos de mais de sete décadas.
Refinaria de petróleo no lago de Maracaibo, na Venezuela, 2 de maio de 2018. A produção de petróleo no país caiu aos níveis mais baixos de mais de sete décadas.| Foto: Federico PARRA / AFP

A produção de petróleo na Venezuela caiu em maio para 570 mil barris diários, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o volume mais baixo em quase 80 anos. No auge da indústria de petróleo do país, a produção diária chegou a 3,7 milhões de barris por dia, em 1970. Os níveis atuais são os mais baixos desde 1943, quando o oferta chegava em média a 491 mil barris diários do produto, que é o principal item de exportação da Venezuela. A queda da produção se dá em meio ao colapso da indústria de petróleo venezuelana causada, segundo especialistas, por anos de má administração, corrupção e falta de investimentos, além das sanções americanas impostas ao setor para pressionar o regime de Nicolás Maduro.