Bombeiros trabalham no escritório eleitoral da Bolívia após incêndio provocados por manifestantes depois da divulgação dos resultados preliminares
Bombeiros trabalham no escritório eleitoral da Bolívia após incêndio provocados por manifestantes depois da divulgação dos resultados preliminares| Foto: Jose Luis Rodriguez / AFP

O vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia Antonio Costas, renunciou nesta terça-feira (22) por supostos "desacordos" com a decisão de suspender a publicação da contagem rápida após a eleição presidencial de domingo. A saída de Costas coloca em situação crítica o órgão eleitoral, que tem sido alvo de denúncias da oposição.

Os oposicionistas acusam o tribunal por suposta fraude em favor do presidente Evo Morales, que busca um quarto mandato. Segundo a carta de renúncia enviada por Costas ao vice-presidente Álvaro García Linera, sua decisão ocorreu por causa da "desatinada decisão da sala plena do tribunal de suspender a publicação de contagens".

Até o momento, o TSE transmite dois resultados de maneira simultânea: os da contagem rápida - que alcançam 99% dos votos apurados e dão a Morales 46,4% e ao ex-presidente Carlos Mesa, 37,07%; e a contagem final, que tem 93,9% dos votos apurados, dando a Morales 45,48% e a Mesa, 37,95%. A suspensão da publicação das contagens rápidas entre domingo e segunda-feira desatou tensões e colocou na mira nacional e internacional o trabalho do TSE.