O vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh (dir.), em reunião com o embaixador da Turquia em Cabul, em maio de 2021
O vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh (dir.), em reunião com o embaixador da Turquia em Cabul, em maio de 2021| Foto: Reprodução / Twitter / Amrullah Saleh

O vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh, disse nesta terça-feira que é o "legítimo presidente encarregado" do país, após a tomada de poder pelo Talibã e o presidente Ashraf Ghani deixar o país.

"De acordo com a constituição do Afeganistão, na ausência, fuga, renúncia ou morte do presidente, o primeiro vice-presidente se torna o presidente encarregado", afirmou Saleh em mensagem publicada em inglês no seu perfil no Twitter. "No momento estou dentro do meu país e sou o legítimo presidente encarregado. Estou em contato com todos os líderes para garantir o seu apoio e consenso", continuou.

Saleh havia afirmado na semana passada, após uma reunião de segurança com o então presidente Ghani que estava "orgulhoso" pelas forças armadas e o governo e que faria o possível para manter a resistência ao Talibã. O presidente Ghani deixou o país em meio à ofensiva do grupo extremista e seu paradeiro é desconhecido.

"Não decepcionarei as milhões de pessoas que me escutaram. Nunca estarei debaixo do mesmo teto que os talibãs. Nunca", afirmou o vice-presidente no domingo.

Saleh estaria no vale do Panjshir, ao noroeste de Cabul, a última região que não está sob o controle do Talibã.